• Marta Chagas

Organizando a Papelada

Ano Novo chegou, acabaram as férias e está na hora de colocar em ordem a papelada. Nada de deixar para depois e acumular a bagunça. Nesse post vou te ajudar a fazer essa tarefa de uma forma rápida e prática.

*Imagem retirada do Google


Primeiro Passo: Tenha um local específico para guardar toda papelada, não deixe tudo espalhado pela casa.


Segundo Passo: Guarde apenas o que é importante e necessário, não acumule lixo!

Uma dúvida comum na hora da organização é: quanto tempo devo guardar os comprovantes de pagamento? Para ajudar, vou deixar uma tabela no final do post.


Terceiro Passo- Separe tudo por tipo (contas, documentos pessoais, exames, contratos, documentos do carro, da casa, da empresa, etc.).

Obs. Não use prendedores de metal, eles enferrujam com o tempo e danificam o papel.


Quarto Passo- Monte uma pasta para cada tipo de documento. Exemplo:

- Contas: uma pasta para contas à pagar e outra para contas pagas (separada por ano).

- Documentos pessoais: monte uma pasta para cada pessoa e divida por tipo de documento.

Existem vários tipos de pastas e caixas organizadoras, tudo vai depender da quantidade de documentos e do espaço disponível. As pastas tipo arquivo são ideais e encontradas em vários modelos e tamanhos nas papelarias.


Quinto Passo: Etiquetar todas as pastas com identificação e data.







* Imagens retiradas do Google











Viu, com apenas cinco passos dá para organizar tudo. Se não tem muito tempo, faça aos poucos, ou você pode contratar um profissional , estou à disposição :)

Depois de organizado, fica muito mais fácil de encontrar o que precisa e manter tudo no lugar!

*Imagem retirada do Google


Marta Chagas

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