Como conservar verduras e frutas

novembro 14, 2017


Muita gente acha que colocar simplesmente o alimento dentro da geladeira já significa que ele será conservado por muito tempo. Entretanto, ao abrir a geladeira um ou dois dias depois se deparam com uma surpresa: o alimento está estragado. Logo vêm as dúvidas: O que será que aconteceu? Será que a geladeira está estragada? Possibilidades nestas horas são muitas, mas quase ninguém imagina que o alimento estragado pode ser resultado de uma má conservação, mesmo quando acondicionado em geladeira.
De acordo com Fabrício Silvério Flauzino, responsável técnico do Laboratório de Ensaios em Alimentos e Meio Ambiente do SENAI, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, cada alimento deve ser mantido na geladeira de forma diferenciada, de acordo com cada tipo, ou seja, preparados ou in natura.
No caso de frutas e verduras é sempre bom verificar as condições dos mesmos. "Existem vegetais que podem ser mantidos na geladeira por um bom tempo e outros que não podem. Por exemplo, a banana, quando mantida dentro da geladeira por um bom período de tempo, começa a apresentar um escurecimento de sua casca, e logo a seguir se inicia o processo de apodrecimento.
Geralmente frutas que possuem casca fina, como a acerola e a jabuticaba, não duram muito tempo e, devem ser consumidas preferencialmente de um dia para o outro. Fazer a higienização da casca antes do armazenamento também pode contribuir para uma maior conservação", afirma Fabrício.



Temperatura
É importante também verificar a temperatura de preservação dos alimentos, evitando deixar os alimentos mais perecíveis na porta da geladeira. "Os alimentos acondicionados nas extremidades da porta perdem as suas características originais mais rápido. Isto ocorre porque essa região é a que recebe a maior variação de temperatura, por isso é sempre importante manter alimentos mais perecíveis no interior da geladeira. Todos os alimentos devem ser acondicionados em recipientes apropriados, fechados e posicionados no fundo da geladeira", completa Flauzino.

Embalagens a vácuo
Elas são uma alternativa para conservar alimentos na geladeira por mais tempo, pois impedem o contato direto do mesmo com o oxigênio, um dos principais fatores que influenciam para a alteração e degradação dos alimentos. Se o alimento for mantido em uma embalagem a vácuo e colocado dentro do refrigerador, a capacidade de conservação se torna ainda maior.



Dica para verduras e frutas durarem mais
Para conservar por mais tempo, deixe-as de molho numa tigela com água e sal.
Além de lavar, o sal desinfeta naturalmente.
Depois seque-as e coloque na gaveta da geladeira, forrada com papel toalha.

E você tem alguma dica pra compartilhar com a gente? Diz ai, vamos amar receber sua dica!

Fonte de pesquisa/OZ Organize sua vida.


You Might Also Like

0 comentários

Que bom ter você por aqui!
Obrigada pela visita!

Like us on Facebook

Pinterest