Um passeio por Pirenópolis - Goiás

Uma pequena e charmosa cidade do interior de Goiás, tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1989, o município conta com um Centro Histórico ornado com casarões e pelas singelas igrejinhas espalhadas por ladeiras e ruas de pedra. 

Pirenópolis tem movimento constante nos finais de semana. Mas a cidade fica lotada, de verdade mesmo, é durante as comemorações da Festa do Divino, considerada uma das manifestações folclóricas mais bonitas do Brasil. São três dias de evento, sendo a Cavalhada o ponto alto dos festejos - trata-se de uma encenação onde os cavaleiros revivem lutas medievais envolvendo mouros e cristãos. A festa tem data móvel e acontece 45 dias depois da Páscoa

Nos arredores, a cidade esconde reservas ecológicas repletas de cachoeiras perfeitas para banhos ou prática de atividades como o rapel.
                
A melhor época para curtir as cachoeiras é entre os meses de maio e julho, quando as quedas estão cheias e o período de chuvas já passou. A temporada seca vai até novembro.
Tem ainda trilhas para caminhadas que levam aos mirantes naturais da Serra dos Pirineus, rios para a prática de rafting e bóia-cross e fazendas históricas, como a Babilônia, que guardam memórias e lembranças do século 18. 

Com boa infraestrutura de hospedagem e serviços, a cidade de Pirenópolis conta com diversas pousadas pra atender todos os visitantes. O visitante pode escolher ficar na cidade ou em pousadas na área rural. Se a sua escolha é essa, passar uns dias de tranquilidade e sossego, escutando o canto dos pássaros e bem próximo da cidade tem
a pousada de Charme Villa do Comendador que está localizada numa das cidades históricas mais charmosas do Brasil. Situada a 3km do trevo da entrada da cidade. A pousada alia o rústico e o sofisticado, em um ambiente de muita cor e envolto de uma natureza exuberante. Eu ainda não tive o prazer de ir, mas tenho excelentes indicações de quem já foi e adorou.
A pousada dispõe de estrutura completa com Spa e espaço gastronômico de Restaurante e pizzaria. Agora me diz aí, não é um encanto esse lugar gente! APAIXONADA ainda vou lá.
Ah, já ia me esquecendo, em junho acontece o Festival Gastronômico de Pirenópolis, reunindo chefs premiados que capricham nas receitas regionais, incrementadas com ingredientes especiais.
Pirenópolis ainda conta com um artesanato rico em detalhes. Se você for, não deixe de conferir e levar pra sua casa uma recordação.

E aí gostaram? Que tal ir passear nessa cidade linda!!!

0 comentários, faça o seu!:

Postar um comentário

Que bom ter você por aqui!
Obrigada pela visita!



Categorias

Arquivo do Cantinho

¨Confie ao Senhor o que você faz e os seus projetos se realizarão¨. (Proverbios 16,3)

Visualizações