Especial de Natal - Como decorar uma árvore de Natal - ParteII

Mais um post especial de Natal
Aqui em casa a árvore ainda não está prontinha, por falta de tempo ainda não terminei.
Falta comprar mais 1 pisca pisca, gosto do ¨normal¨, luzes brancas mesmo.
Ainda quero encontrar algum enfeite que sirva como ponteira, sem ideia ainda, vai ser mesmo de bater o olho e gostar.
Já decidi que esse ano quero ela bem ¨enxuta¨ nada de muitos enfeites.
Menos será mais na nossa árvore de Natal!

Inspirações que encantam no site

Estilo

O estilo da sua árvore natalícia depende de vários factores, começando pela árvore em si: natural ou artificial? Escolhido o modelo, há que dar a devida atenção ao design da sua árvore e, embora não seja obrigatório combinar o pinheiro com a restante decoração da sua casa, é importante estabelecer algum tipo de ligação para que a árvore de Natal não parece desadequada à casa onde se encontra. Por exemplo, se na sua casa impera uma decoração minimalista, um pinheiro com mil e uma luzes, cores e ornamentos pode não ficar tão bem como uma decoração natalícia que vá de encontro à sua actual decoração – neste caso, menos é mais! Actualmente, existem árvores de Natal artificiais de várias cores – branco, azul, prateado – pode optar por marcar a diferença assim. Se quiser utilizar apenas um tipo de ornamento e um tipo de grinalda, porque não? Um pinheiro grande com ornamentos XL é muito apelativo, sendo que não vai precisar de muitas decorações. Inspire-se! Acima de tudo, a árvore de Natal deve ser um reflexo da sua personalidade e gosto pessoal.

Cores

Uma quadra tão alegre e festiva como é o Natal pede, obviamente, muita cor… mas como saber quais os tons adequados para o pinheiro? Por exemplo, se é adepto de uma decoração kitsch e colorida, transponha essas ideias para a árvore, fazendo uma combinação de várias cores da época: vermelho, verde, dourado e prateado. Não tenha receio de inovar – um pinheiro pode ainda ser “pintado” de cores menos habituais, caso do azul e do branco ou do amarelo e verde para um visual simultaneamente moderno e elegante. Por outro lado, em vez de utilizar todos os ornamentos de Natal que possui, escolha apenas aqueles em tons de branco e prateado e, no ano seguinte, utilize duas cores diferentes, para uma árvore completamente nova todos os Natais!



Temas


Apesar do tema predominante ser o Natal, a sua árvore não tem de obedecer única e exclusivamente à decoração natalícia – pode abordá-la de uma forma original ou então inovar com um design completamente original. Inspire-se nestas ideias:

  • Árvore de Natal Infantil – desenhos coloridos e recortados, peluches natalícios (Pai Natal, Mãe Natal, bonecos de neve, anjos, renas, flocos de neve, prendas…), imagens de feltro…
  • Árvore de Natal Gastronómica – paus de canela, nozes suspensas com fitas natalícias, maçãs pequenas cobertas com brilhantes, bolachas caseiras como as típicas gingerbread (bolachas de gengibre), chocolates, candy canes
  • Árvore de Natal Jardim – borboletas douradas, libélulas verdes, poinsétias miniaturas, azevinho, pinhas, folhas de árvores secas, grinaldas verdes e douradas…
  • Árvore de Natal Elegante – cristais transparentes, bolas de vidro, pequenos espelhos, um lustre com velas a servir de estrela no topo, grinalda tipo pérolas…

Distribuição

A parte mais difícil da decoração da árvore de Natal é a distribuição de bolas, estrelas, bonecos de neve e iluminação. Para conseguir o equilíbrio desejado e um pinheiro que é uma verdadeira visão, não desespere! Oriente-se com estas dicas simples:
  • Comece por pendurar as iluminações, seguido das grinaldas e só depois os ornamentos.
  • As iluminações devem ser colocadas a partir da base do pinheiro e em sentido ascendente. Trabalhe de dentro para fora, de forma a obter uma luz uniforme tanto nos ramos interiores, como exteriores. Não poupe na iluminação – para esta ser verdadeiramente cintilante, saiba que cada 30 cm de árvore requer cerca de 50 a 100 lâmpadas miniaturas em seu torno. Experimente com luzes coloridas e brancas, misturando ou não as duas.
  • No que toca às grinaldas, o ideal é começar a distribui-las de cima para baixo, aumentando a quantidade à medida que vai chegando à base do pinheiro. As grinaldas tipo colar ficam melhor suspensas de ramo em ramo, enquanto as de fita, papel ou alumínio ganham outra vida quando drapejadas à volta da árvore. Pode misturar estilos de grinaldas ou então utilizar o mesmo género de cima a baixo.
  • Não se limite a pendurar ornamentos apenas nas pontas exteriores dos ramos. Não descure o interior da árvore, preenchendo-a com decorações de forma a criar profundidade e vários pontos de interesse.
  • Distribua os ornamentos “normais” (bolas de uma só cor, estrelas…) uniformemente por todo o pinheiro, respeitando o mesmo espaço entre cada um. Depois enfeite com os ornamentos especiais, normalmente em menor número, devem ser distribuídos por entre os restantes.
  • E vocês já decoraram a casa, conta aí vai!!
  • Beijos,
  • Ótimo fim de semana!!!!

Um comentário:

  1. Lindas ideias, amei. Obrigada por compartilhar!!
    Beijos em seu ♥
    Carol

    ResponderExcluir

Que bom ter você por aqui!
Obrigada pela visita!



Categorias

Arquivo do Cantinho

¨Confie ao Senhor o que você faz e os seus projetos se realizarão¨. (Proverbios 16,3)

Visualizações