Osterbaum - Árvore da Páscoa...

março 13, 2013

Entre os vários símbolos usados na Alemanha durante a Páscoa, está o Osterbaum - a Árvore da Páscoa. A verdadeira árvore da Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo. No galho são colocadas cascas de ovos coloridas, que simbolizam a alegria da vida que significa a Ressurreição do Senhor.

Nas árvores decorativas coloca-se os símbolos da Páscoa , mas principalmente os ovos, pois eles significam ou simbolizam que há vida dentro deles e dalí a vida brota, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura acontece. Dentro do ovo está a vida nova que surge para a luz.
A Páscoa é Vida, Ressurreição, Esperança e Alegria e esta idéia além de cristã, podemos decorar e embelezar a casa e a criançada fica Feliz da vida!







 Essa tradição vem da Alemanha e foi trazida pelos imigrantes, posso dizer que é uma novidade pra mim, em visitas a sites, lendo sobre a Páscoa encontrei o seu significado e gostei da ideia!

A Árvore da Páscoa pode ser retirada no segundo Domingo depois da Páscoa.

 O processo é simples:
Semanas antes da Páscoa reserve cascas de ovos que devem ter apenas um furo pequeno, pelo qual se retirou o ovo. Lave-as e deixe-as secar de cabeça (furo) para baixo.
Pinte as cascas com tinta plástica ou tinta de papel crepom. Você também pode desenhar e pintar símbolos religiosos ou motivos para as crianças.
Recorte tiras finas e também pequenos círculos de papel branco; tampe o furo colando por cima os círculos e das tiras faça alças que também serão coladas na parte superior dos ovos. Você também pode envernizar os ovos depois de pintados.
Na Sexta-feira Santa coloque em um vaso um galho totalmente seco, sem nenhuma folha, deixando-o exposto em local visível na casa e finalmente no Domingo de Páscoa, ao levantar, ornamente-o pendurando os ovos.
Poucas casas têm por hábito montarem suas Árvores de Páscoa, mas aos que querem conhecer uma, é só me fazerem uma visita: há anos decoro rigorosamente a minhaque é típica, pois além dos ovos coloridos, ornamento-a com borboletas, joaninhas e morangos…
A árvore da Páscoa (Osterbaum) pode ser retirada a partir do segundo Domingo após a Páscoa.
“Porque Cristo morreu e tornou a viver para ser Senhor tanto dos mortos como dos vivos”.
- Romanos 14.9
Partes do texto é de autoria: Jonei Bauer
Quer ler mais: Aqui
 
E vocês já conheciam, tem o costume de montar a árvore em casa?

You Might Also Like

0 comentários

Que bom ter você por aqui!
Obrigada pela visita!

Like us on Facebook

Pinterest