Dicas para facilitar na hora de passar roupa

Ai...ai...
começar a semana falando de passar roupas??
Diz que nãoooo...

Tudo isso porque Eu não gosto. 
Mas por outro lado, se tem que ser feito,que seja bem feito não é mesmo!
Segundo o ¨ditado¨, serviço mal feito tem que fazer duas vezes, ou, até que fique bom! 

Pensando nisso algumas dicas do blog Organize sem frescurars!

Utensílios: ferro, tábua e borrifador. 
Tarefa: remover os amassados das roupas. 
Objetivo: terminar logo a tarefa. 
Problema: desânimo para enfrentar a tábua de passar.
A tarefa de passar roupa não é de forma alguma o meu grande amor,rsrs... não gosto, mas é necessário saber e como fazer. Antes de me casar, era uma negação em passar roupa, na verdade até hoje não sou muito fã (prefiro e gosto de fazer milhares de outras coisas), mas quando se casa ou vai morar sozinho, não tem jeito, tem que se virar.
E já que tem que ser feito, a melhor coisa é... fazer bem feito!
Se preferir, contrate uma pessoa para ajudar nesta função.
Algumas dicas para ajudar nessa tarefa:


Ajustes ao corpo. Uma postura correta acelera a tarefa e previne dores nas costas. Ajuste a tábua de passar na altura dos quadris. Quando segurar o ferro, seu cotovelo deve ficar dobrado num ângulo de 90 graus e seu ombro tem de se mover livremente.

Limpeza do ferro. Antes de ligar o ferro, verifique se não há resíduos acumulados no suporte. Remova-os antes de usá-lo (a sujeira no suporte pode aderir ao ferro e ser transferida para a roupa limpa).
Composição das roupas. Ler as etiquetas das roupas e acertar a temperatura do ferro para as fibras do tecido. Comece com as peças que requerem pouco calor (seda e as sintéticas) e termine com aquelas que precisam de um ferro mais quente (algodão e linhos).
Dica:  se tiver dúvida quanto à composição do tecido, opte por temperaturas mais baixas.

Só roupas limpas. Nunca passe roupas sujas ou manchadas. O calor do ferro fixa as manchas e suor, e intensifica os odores do tecido. Acredite, calor mais sujeira dá um péssimo resultado. 
Mantenha as roupas limpinhas antes de passar.

Escolha do ferro. Os mais modernos oferecem segurança e facilidade no uso. Veja se tem desligamento automático, ajuste de temperatura, reservatório espaçoso de água e borrifador embutido.

Borrifador. Tenha à mão um borrifador cheio d'água. Um rápido borrifo facilita alisar os amassados e acelera a tarefa de passar. Se você gosta de uma roupa sempre cheirosa, encha o frasco com água misturada a uma infusão de fragrâncias (que não mancham). Informe-se a respeito em lojas de roupa de cama, mesa e banho.

Áreas menores. Passe primeiro as áreas menores, como punhos e colarinhos, deixando as maiores para o fim. Isso evita o enrugamento dos lugares que você já passou.
Acompanhe a trama do tecido. Do mesmo modo como se lixa a madeira, passe o ferro no sentido da trama, e não contra. Passar a trama na diagonal estica e enruga o tecido.

Passar com pano. Em alguns casos, o pano ajuda muito. Use um retângulo de algodão, de trama fechada, sempre colocando entre a roupa e o ferro, para evitar o brilho que ele pode provocar em tecidos delicados ou lã.

Movimentos suaves. Mantenha o ferro sempre em movimento sem pressionar muito. Pressionar demais pode achatar as fibras e marcar áreas como os bolsos, enquanto um ferro muito lento pode amarelar ou queimar o tecido.
Não deixe amassar. Ao terminar de passar camisas, pendure-as imediatamente. Roupa que acabou de ser passada fica vulnerável a se amassar nas primeiras horas. Deixe a roupa esfriar e secar completamente antes de guardá-la no armário ou gaveta.
Temperatura do ferro de passar
Tecido               Temperatura do ferro
Acrílico                Fria
Algodão               De média a alta com vapor
                       Média com vapor
Linho                   De média a alta com vapor
Náilon                  Baixa
Poliéster               De baixa a média
Seda                    Baixa (lado avesso)
Fonte de inspiração: Organize sem frescuras. 

Notícias do Noivado:
Lembram que falei que meu maninho e cunhada ficaraíam noivos no sábado, então foi uma delícia, jantarzinho gostoso, churrasco delicioso,
bolo bem casado(depois coloco fotos), docinhos... e tudo a ¨carinha¨dos noivos, despojados e muito a vontade! 
Karine & Paulo Renato
foi bom demais participar com vocês desse momento
especial!
Amo.

2 comentários:

  1. Ei, Ana Lígia!! Menina, vc acredita que passar roupa é uma das coisas que mais gosto de fazer dentre os trabalhos de casa? Passar roupa e cozinhar.

    Quer uma dica? Coloca a tábua de passar em frente a TV e vai assistindo algo que vc goste. Passa rapidinho, o tempo e as roupas! Literalmente! hahaha

    Felicidades pro seu irmão!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Cynthia, eu não gosto...rsrs
    Qdo passo tem que ser vendo TV, alivia um pouquinho...rs!

    Obrigada, pelo meu mano!

    Beijos.

    ResponderExcluir

Que bom ter você por aqui!
Obrigada pela visita!



Categorias

Arquivo do Cantinho

¨Confie ao Senhor o que você faz e os seus projetos se realizarão¨. (Proverbios 16,3)

Visualizações