Dicas para facilitar na hora de passar roupa

novembro 19, 2012

Ai...ai...
começar a semana falando de passar roupas??
Diz que nãoooo...

Tudo isso porque Eu não gosto. 
Mas por outro lado, se tem que ser feito,que seja bem feito não é mesmo!
Segundo o ¨ditado¨, serviço mal feito tem que fazer duas vezes, ou, até que fique bom! 

Pensando nisso algumas dicas do blog Organize sem frescurars!

Utensílios: ferro, tábua e borrifador. 
Tarefa: remover os amassados das roupas. 
Objetivo: terminar logo a tarefa. 
Problema: desânimo para enfrentar a tábua de passar.
A tarefa de passar roupa não é de forma alguma o meu grande amor,rsrs... não gosto, mas é necessário saber e como fazer. Antes de me casar, era uma negação em passar roupa, na verdade até hoje não sou muito fã (prefiro e gosto de fazer milhares de outras coisas), mas quando se casa ou vai morar sozinho, não tem jeito, tem que se virar.
E já que tem que ser feito, a melhor coisa é... fazer bem feito!
Se preferir, contrate uma pessoa para ajudar nesta função.
Algumas dicas para ajudar nessa tarefa:


Ajustes ao corpo. Uma postura correta acelera a tarefa e previne dores nas costas. Ajuste a tábua de passar na altura dos quadris. Quando segurar o ferro, seu cotovelo deve ficar dobrado num ângulo de 90 graus e seu ombro tem de se mover livremente.

Limpeza do ferro. Antes de ligar o ferro, verifique se não há resíduos acumulados no suporte. Remova-os antes de usá-lo (a sujeira no suporte pode aderir ao ferro e ser transferida para a roupa limpa).
Composição das roupas. Ler as etiquetas das roupas e acertar a temperatura do ferro para as fibras do tecido. Comece com as peças que requerem pouco calor (seda e as sintéticas) e termine com aquelas que precisam de um ferro mais quente (algodão e linhos).
Dica:  se tiver dúvida quanto à composição do tecido, opte por temperaturas mais baixas.

Só roupas limpas. Nunca passe roupas sujas ou manchadas. O calor do ferro fixa as manchas e suor, e intensifica os odores do tecido. Acredite, calor mais sujeira dá um péssimo resultado. 
Mantenha as roupas limpinhas antes de passar.

Escolha do ferro. Os mais modernos oferecem segurança e facilidade no uso. Veja se tem desligamento automático, ajuste de temperatura, reservatório espaçoso de água e borrifador embutido.

Borrifador. Tenha à mão um borrifador cheio d'água. Um rápido borrifo facilita alisar os amassados e acelera a tarefa de passar. Se você gosta de uma roupa sempre cheirosa, encha o frasco com água misturada a uma infusão de fragrâncias (que não mancham). Informe-se a respeito em lojas de roupa de cama, mesa e banho.

Áreas menores. Passe primeiro as áreas menores, como punhos e colarinhos, deixando as maiores para o fim. Isso evita o enrugamento dos lugares que você já passou.
Acompanhe a trama do tecido. Do mesmo modo como se lixa a madeira, passe o ferro no sentido da trama, e não contra. Passar a trama na diagonal estica e enruga o tecido.

Passar com pano. Em alguns casos, o pano ajuda muito. Use um retângulo de algodão, de trama fechada, sempre colocando entre a roupa e o ferro, para evitar o brilho que ele pode provocar em tecidos delicados ou lã.

Movimentos suaves. Mantenha o ferro sempre em movimento sem pressionar muito. Pressionar demais pode achatar as fibras e marcar áreas como os bolsos, enquanto um ferro muito lento pode amarelar ou queimar o tecido.
Não deixe amassar. Ao terminar de passar camisas, pendure-as imediatamente. Roupa que acabou de ser passada fica vulnerável a se amassar nas primeiras horas. Deixe a roupa esfriar e secar completamente antes de guardá-la no armário ou gaveta.
Temperatura do ferro de passar
Tecido               Temperatura do ferro
Acrílico                Fria
Algodão               De média a alta com vapor
                       Média com vapor
Linho                   De média a alta com vapor
Náilon                  Baixa
Poliéster               De baixa a média
Seda                    Baixa (lado avesso)
Fonte de inspiração: Organize sem frescuras. 

Notícias do Noivado:
Lembram que falei que meu maninho e cunhada ficaraíam noivos no sábado, então foi uma delícia, jantarzinho gostoso, churrasco delicioso,
bolo bem casado(depois coloco fotos), docinhos... e tudo a ¨carinha¨dos noivos, despojados e muito a vontade! 
Karine & Paulo Renato
foi bom demais participar com vocês desse momento
especial!
Amo.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Ei, Ana Lígia!! Menina, vc acredita que passar roupa é uma das coisas que mais gosto de fazer dentre os trabalhos de casa? Passar roupa e cozinhar.

    Quer uma dica? Coloca a tábua de passar em frente a TV e vai assistindo algo que vc goste. Passa rapidinho, o tempo e as roupas! Literalmente! hahaha

    Felicidades pro seu irmão!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Cynthia, eu não gosto...rsrs
    Qdo passo tem que ser vendo TV, alivia um pouquinho...rs!

    Obrigada, pelo meu mano!

    Beijos.

    ResponderExcluir

É maravilhoso ter você por aqui,
Seja sempre bem vindo!

Like us on Facebook

Pinterest