Por quê controlar suas finanças?

maio 25, 2012

Veja porque é importante controlar suas despesas e fazer um planejamento financeiro

mundohoje.com

Você faz muito esforço para obter dinheiro, e nos dias de hoje o que ganhamos parece desaparecer muito rapidamente. Portanto, se você quer tomar as rédeas e controlar suas finanças ao invés de ser controlado por elas, você precisa se organizar.

O controle de suas finanças não vai te fazer ganhar dinheiro, ou dizer qual o melhor investimento, mas sim lhe ajudá-lo a melhorar a utilização do seu dinheiro, te permitindo gastar com coisas que realmente gosta e cortar gastos em tuas obrigações. O controle financeiro te permite saber para onde vai teu dinheiro, e como fazê-lo ir para os lugares onde você gostaria que ele estivesse.
Apesar de muitas pessoas acharem que têm completo controle sobre suas finanças, elas falham em responder perguntas simples, como: quanto você gasta por mês? Quanto você tem de dívidas? Onde você aplica seu dinheiro? Para alguns, a solução para organização financeira é obter mais dinheiro, ignorando os prejuízos causados por administrar quantias maiores que as administradas no presente. Um controle bem executado permite que você faça mais com o seu dinheiro, com regras e passos simples.

O mais importante em um controle eficiente é nunca confiar na memória. Primeiro, porque nossa memória sempre se fixa nas grandes despesas mensais, e ignora as menores despesas diárias, que em alguns casos consistem em boa parte do nosso gasto mensal. Segundo, porque ver as despesas ordenadas no papel, em uma planilha ou em um programa garante rapidez no gerenciamento destas e uma melhor visão de sua vida financeira no dia, na semana, no mês ou até mesmo no ano.

Um controle financeiro eficiente pode ser facilmente dividido em 3 grandes etapas:

1. Descubra onde você está financeiramente;
2. Monte um arquivo simples para seus comprovantes, para que você possa rastrear seus gastos.
3. Decida suas prioridades: comprar uma casa? Um carro? Fazer uma viagem? Investir na sua evolução profissional, com um MBA ou pós-graduação?

Muitos controles falham por falta de objetivos claros. Sem propósitos, não temos controle. Um ditado antigo enuncia “muita infelicidade é causada por abrir mão do que você mais quer em troca do que você quer no momento”. Portanto, não é errado dizer que com um controle financeiro eficiente, você irá:

* Apreciar o prazer de escolher e comprar o que gosta;
* Apreciar cada centavo obtido no mês;
* Substituir o impulso por gastos lógicos, planejados;
* Olhar para o futuro e prever despesas e gastos obrigatoriamente exagerados;
* Trabalhar nas suas metas de vida ao mesmo tempo em que ajusta suas finanças a elas;
* Controlar o dinheiro, ao invés de ser controlado por ele;
* Tirar vantagem de verdadeiras pechinchas;
* Comprar cuidadosamente e não se arrepender depois;
* Acima de tudo, criar expectativas realistas, que criam tranqüilidade e esperança.

Fonte: OZ Organize sua Vida.

You Might Also Like

0 comentários

Que bom ter você por aqui!
Obrigada pela visita!

Like us on Facebook

Pinterest