Organizando a rotina

maio 02, 2012

Passo-a-passo para a limpeza e faxina eficiente.

Organizar e manter em ordem... Começar parece difícil, mas não desanime! Os resultados são surpreendentes!
                            Por Stella Brasil 

A partir do momento que você administra a rotina doméstica de acordo com os hábitos de sua família, e há cooperação para que a ordem se mantenha, todos serão beneficiados, pois é muito mais agradável viver em ambientes organizados. A limpeza se torna mais fácil, e você ganha tempo extra, ganha qualidade de vida!
Antes de iniciar a limpeza, é necessário que tudo esteja em ordem. Imagine você limpando e colocando coisas nos lugares ao mesmo tempo. Parece que seu trabalho, ou de sua auxiliar, não rende.

A seguir, algumas sugestões que te ajudarão muito:
1- Como deixar a limpeza da casa mais eficiente?
Primeiramente, como eu já disse, tudo deve estar em ordem, para então seguirmos cada um a “Nossa Rotina Diária”. Sem ordem não há limpeza que seja eficiente.
Se você ainda não tem, invista em um aspirador de pó. Ele é o braço direito na limpeza, e hoje em dia mais acessível. A vassoura recolhe parte da sujeira e deixa o restante para trás. Ela só muda a poeira de lugar. Seu esforço é muito maior, e o resultado não é duradouro. O aspirador facilita a limpeza, e os benefícios valem o investimento.
2- Por onde começar a faxina? Qual o trajeto ideal da limpeza?
Caso a faxina seja feita em um único dia, o ideal é começarmos pelos quartos: camas arrumadas, janelas, vidros, aspirar e tirar o pó dos móveis e objetos com pano úmido, sempre lavando em água corrente para não acumular pó no pano. Em seguida, antes de chegar à sala, aspire o chão do banheiro, pois facilita na hora de limpá-lo.
Na sala, vale o mesmo: janelas, vidros, aspirar o chão, sofás e poltronas, tirar pó com pano úmido dos móveis e objetos.
Feito isso, continue com o aspirador de pó pela cozinha e área de serviço, para que o chão fique livre do pó e não volte para onde já está limpo.
Agora é a vez do banheiro: ele merece cuidado especial!  O correto é limpar todos os dias e, uma vez por semana, faxina geral.

Chegamos à cozinha: o lugar mais disputado da casa. Na cozinha é onde tudo acontece. Além de ser nela que preparamos uma gostosa refeição, é na cozinha que muitas famílias param para conversar, receber amigos e até estudar. Tudo ficará melhor se você cuidar da ordem e limpeza diariamente, pois a cozinha é um local propício à proliferação de bactérias. Faça uma faxina semanal caprichada.

3- O que fazer para conservar os cômodos já limpos, enquanto limpa os outros?
Procure seguir a sugestão do trajeto da limpeza, feche os vidros ao fim de cada cômodo para não entrar poeira e deixe para passar um pano úmido no chão, com produto indicado para o tipo de piso, no final de tudo.






 Dicas para que a faxina renda
Para a faxina render, procure distribuir as tarefas com equilíbrio, de segunda a sexta-feira. Assim você não precisa de uma faxina pesada, num único dia. Porém, para economizar, concentre num dia só o uso do ferro de passar.
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
Faxina Sala
Faxina Cozinha
Passar Roupa
Faxina Banheiro
Faxina Quartos
Lavar Roupa
Lavar Roupa

Trocar/ Lavar Toalhas
Trocar/ Lavar Lençóis
Rotina Diária
Rotina Diária
Rotina Diária
Rotina Diária
Rotina Diária

Dicas específicas para cada ambiente
Banheiro
Produtos multiuso com álcool são excelentes para limpar espelhos e vidros. Use produtos limpa limo para limpeza do box (porta e azulejos), deixando de molho por alguns minutos. Em seguida, esfregue com uma esponja de limpeza, que não risca, e sapólio líquido.
Limpe os ralos para não acumular cabelos. Use uma escova sanitária, separada, só para limpar os ralos por dentro, com água sanitária ou produto antibactericida, semanalmente.
Cozinha
Limpe a geladeira internamente sempre que estiver com poucos alimentos. Isso facilita. Tenha sempre um produto multiuso antibactericida e desengordurante à mão. Serve para limpar tudo!
Prefira usar detergente líquido a sabão em barra. Atualmente, existem produtos líquidos próprios para dar brilho em alumínio e inox. Vale a pena conferir!

Salas e Quartos
Aspirador de pó é de grande utilidade para a casa toda. Vale muito usar em colchões, estofados, tapetes, persianas, cortinas e tudo mais...
Para limpar vidros, não se esqueça do multiuso com álcool.
Para tapetes, além do aspirador, quinzenalmente, limpe com uma mistura de água e vinagre ou com produtos específicos à venda no mercado.
 
Geral
Tenha sempre panos de limpeza, esponjas e escovas, separados. O que se usa na cozinha jamais limpa o banheiro. Para facilitar marque ou escolha panos e esponjas com cores diferentes.
Lave panos de limpeza separados de qualquer outra roupa.
Separe também a vassoura: a que limpa jardim ou quintal, não limpa dentro de casa.

Fonte:







Espero que vocês tenham gostado das dicas! 

Aqui em casa somos quatro, e para evitar a bagunça, a regra é: ajudar a manter, e sempre que pegar alguma coisa, após o uso, guardar no lugar que pegou.
Isso vale pra qualquer coisa: desde brinquedos, calçados quando chegamos da rua, ... a família interagindo  torna mais prática e organizada a nossa vida!
                                                                          Ana Lígia.

You Might Also Like

0 comentários

Que bom ter você por aqui!
Obrigada pela visita!

Like us on Facebook

Pinterest