Como escolher o seu sofá???

fevereiro 29, 2012

Está precisando de um sofá? 
Vai comprar? (no fim do post vcs irão entender, rs)
Vamos há algumas dicas para acertar na escolha!



Estrutura do sofá
 
A estrutura é um dos quesitos que determina a durabilidade do sofá. A maneira mais simples de testá-la é ir à loja e fazer o famoso test-drive antes da compra. Perca alguns minutos testando a maciez das almofadas, a altura dos encostos e braços e tente levantar um pouco o sofá do chão para verificar se há fragilidade na estrutura. No final, os minutos serão ganhos ao fazer a escolha certa!
No mercado, há espumas de poliuretano que fazem com que o enchimento do sofá não se deforme facilmente com o uso. Um cuidado importante é checar a procedência desse material. As almofadas devem estar bem encaixadas no desenho do móvel, isso aumenta o conforto. Ao comprar um sofá com uma estrutura durável você pode no futuro trocar apenas o forro e ter um item novinho em folha gastando menos.

Tipos de tecido para revestimento

Algodão e lã são considerados materiais muito resistentes, ainda mais se misturados a fibras sintéticas como poliéster e nylon. Revestimentos de estofados de microfibra também são uma ótima opção. Além de duráveis, são fáceis de limpar e dificilmente mancham.
O couro ecológico, ou couríssimo, é um revestimento sintético que tem menor custo que o couro natural. Porém, o ácido úrico presente no suor humano estraga esse tipo de material rapidamente. O couro natural dura mais e tem como grandes vantagens a maciez ao toque e o fato de manter sua temperatura, não esquentando muito no verão ou esfriando no inverno.
que ao comprar um sofá retrátil sejam evitados tecidos com algum tipo de relevo (jaquard, bordado) e os rústicos. Eles tornam o retrátil difícil de deslizar. Além disso, dê preferência aos sofás com tecidos dublados, ou seja, que recebem reforço de um segundo tecido fazendo com que ele fique mais resistente, principalmente na parte das costuras. 
Não deixe de conferir com o vendedor como o revestimento do sofá que você está interessado pode ser limpo, pois isso pode mudar a vida útil do móvel. Em casas de campo e de praia, por exemplo, favoreça sofás com forros resistentes à umidade, que não vão mofar facilmente. Existem couros sintéticos resistentes à umidade e ao mofo e podem ser uma boa opção.
Independente do tipo de revestimento, deixá-lo protegido da luz solar e afastado das paredes. Para sofás de couro, a limpeza correta é feita de tempos em tempos passando um pano úmido e na sequência um pano seco. Os estofados revestidos com camurça devem ser submetidos à limpeza a seco. Para os que se utilizam de tecidos, somente sabonete neutro diluído em água, deixando sempre secar ao natural, é a melhor opção. A manutenção dos sofás de pele precisa ser feita usando um hidratante.
Os modelos que permitem o uso de capas removíveis são excelente opção para quem tem crianças em casa. O forro pode ser lavado normalmente na máquina, além disso, permitem a troca de cores e estampas sempre que você quiser mudar.

Qual a melhor cor?

Não há regras para decidir a cor do seu estofado. Cores neutras e tons pastéis nunca saem de moda e são mais fáceis de combinar com o restante dos móveis da sala. Uma dica  para quem escolher estas colorações é utilizar objetos ou paredes com cores mais vibrantes para dar destaque maior à peça. Dependendo do seu estilo, as cores fortes podem ser bem-vindas e deixar a marca da sua personalidade na decoração do ambiente. O preto e o marrom também sempre estão em alta.

Capas sob medida 
 
Agora, se a grana está curta ou mesmo se você gosta de capas, por que não? As capas sob medida são uma ótima opção! Particularmente eu aprovo e acho que ficam charmosas, a primeira vez que  vi foi no blog da Isabela (Arrumadíssimo) ela usa nos estofados da casa dela.
Olhem só essa foto que encontrei na internet:


 Gostei e não poderia deixar de mostrar pra vocês uma alternativa!

Fonte: Bebel 
Algumas alteraçoes : Ana Lígia.
Fotos: Internet.

You Might Also Like

2 comentários

  1. o primeiro sofá é igualzinho ao meu até a cor tudinho, e olha vou te contar não dura nada e olha que não tenho filhos e quase não recebo visitas, mas ele logo deixa as ripas á amostra...

    ResponderExcluir
  2. Olá Josi, seja bem vinda!!
    Infelizmente ou felizmente, rs... hoje os sofás de qualidade, conforto e durabilidade não são ¨baratos¨, o velho ditado,¨paga-se pela qualidade¨.
    Acredito que vale a pena esperar um pouquinho mais.
    Tenho um estofado em casa que foi adquirido há 12 anos, a estrutura esta ótima, durante esses anos só trocamos a espuma e lavamos, agora confesso q estou doidinha em um outro, mas dá uma peninha de deixá-lo de lado, já pensei em capa sob medida!!!
    Ainda não decidi.
    Obrigada por estar por aqui e deixar seu comentário!
    Abraço.

    ResponderExcluir

Que bom ter você por aqui!
Obrigada pela visita!

Like us on Facebook

Pinterest