Como Limpar telas de LCD e Plasma

outubro 25, 2011


Achei a matéria super interessante e trouxe pra vocês!

As telas de LCD e plasma estão nos computadores e televisões de última geração e são capazes de gerar imagens incrivelmente bem definidas, tão lindas e reais que ficamos com medo de limpar a tela e estragá-la. Essas telas parecem - e de fato são - mais sensíveis do que as antigas feitas de vidro e demandam cuidados mais simples do que você imagina.
A diferença básica entre as tecnologias LCD e Plasma é que na de plasma cada ponto da tela emite luz individualmente, enquanto as de LCD funcionam como um filtro que recebe a luz de uma fonte localizada atrás da tela e a transforma em imagem.

Como limpar telas de LCD e Plasma

Os dois tipos de tela podem ser limpos da mesma maneira. Falamos com Rafael Cintra, gerente sênior de TVs da Samsung, e ele salientou que: 

  • O ideal é limpar o aparelho a cada 15 dias. Lembrando que o gabinete deve ser limpo com pano úmido e a tela com uma flanela limpa e seca, mesmo os instalados nas áreas de serviço e cozinha, onde a umidade e a gordura imperam.
  • Não é recomendado colocar uma TV no banheiro, pois o vapor eliminado pelo chuveiro prejudica as peças internas da TV.

Materiais utilizados na limpeza de telas de plasma e LCD
  • Panos de limpeza: os panos de tecido de microfibra são os mais indicados para realizar a limpeza das telas de plasma e LCD porque não desprendem plumas que poderiam se fixar na superfície da tela. Flanelas e tecidos macios também podem ser utilizados. Panos atoalhados, lenços de papel e tecidos abrasivos não são recomendados, já que podem cobrir a superfície das telas com fiapos.
  • Espanador antiestático: o primeiro passo é retirar a poeira usando um dos panos citados ou um espanador antiestático, que evitará que o pó seja arrastado pelos panos convencionais, já que isso arranharia a superfície das telas de LCD e de plasma. 
  •  Água pura: depois que a tela estiver sem poeira, podemos passar sobre ela, sem pressioná-la, um pano de microfibra ligeiramente umedecido somente em água.
Tirar manchas gordurosas e de dedos

Agora, se sua tela tem manchas de dedos, o que não deveria ocorrer, aplique a solução abaixo pontualmente na mancha com uma flanela macia e finalize passando um pano umedecido apenas em água.

Solução caseira:
1/2 litro de água
2 colheres de sopa da vinagre

Como lidar com algum líquido que espirre na tela

Isto não deveria ocorrer, mas em uma eventualidade seque imediatamente a tela para que o tempo prolongado de exposição à umidade não a danifique irreversivelmente. Passe um pano ligeiramente umedecido com água limpa se o líquido contiver açúcar.

 Limpeza de iPhone e iPOD com touch screen

  Limpe imediatamente se estes aparelhos entrarem em contato com substâncias que possam causar manchas, como tinta, tinturas, maquiagem, comida, óleos e loções. Para a limpeza comum utilize um pano suave, ligeiramente umedecido em água e que não solte pelos.
 As superfícies de vidro à frente e atrás têm um revestimento oleofóbico. Para remover marcas de dedos, basta limpar estas superfícies com um pano macio, que não solte pelos. A capacidade deste revestimento para repelir o óleo diminui com a utilização ao longo do tempo e, se o ecrã for esfregado com um material abrasivo pode ficar com o vidro riscado.

         Não use produtos de limpeza abrasivos

  De qualquer maneira é melhor evitar produtos de limpeza abrasivos na limpeza de telas de telas de    LCD e Plasma de qualquer tipo de aparelho eletrônico, pois em doses erradas, produtos à base de acetona, álcool, detergentes e desinfetantes podem danificar as telas.
A empresa Apple recomenda a seus consumidores que nunca usem limpa-vidros, detergentes domésticos, aerossóis, solventes, álcool, amoníaco ou outros produtos abrasivos para limpar o monitor, iPhone, iPod e iPad. Além disso, nunca pulverize o produto de limpeza diretamente no ecrã, pois ele poderá infiltrar-se no monitor e provocar danos.Tecnologias cada vez mais sofisticadas e naturalmente mais delicadas vão aparecendo no mercado. O correto é cuidarmos dos aparelhos com o maior cuidado possível, evitando deixar cair migalhas de comida ou líquidos que podem danificar irreversivelmente as telas de plasma, LCD e LED. 

Por Bebel Ferreira
Publicado em 07/10/2010 

You Might Also Like

0 comentários

Que bom ter você por aqui!
Obrigada pela visita!

Like us on Facebook

Pinterest